QUERO SER

ASSOCIADO

A Associação Escola 31 de Janeiro é uma Instituição Privada fundada em 31 de Janeiro de 1911 por Republicanos de Parede e Cascais, preocupados com os baixos níveis de instrução das populações, nomeadamente das mais necessitadas. Iniciou as suas atividades escolares em 1 de março de 1912 em vivenda de 2 pisos e em Largo a que deu o nome e ainda existente em Parede – Largo 31 de Janeiro. As suas atuais instalações e sede encontram-se na Rua José Elias Garcia nº 711, também em Parede, com construção iniciada em 1942, após aquisição de terreno em 1940. Ampliou-as sucessivamente ao longo destes 108 anos de vida, em função da procura, das novas solicitações e necessidades e também em função do alargamento dos níveis de ensino que foi propondo. Todas as obras de ampliação e de modernização, concluídas em 2009, foram-no com investimento próprio e fruto do trabalho, dedicação, empenho e responsabilidade dos seus dirigentes, associados, trabalhadores, pais, encarregados de educação e, sobretudo, pelo amor à camisola dos seus alunos, desde a Educação Pré-Escolar (3 anos) até ao 9º ano do Ensino Básico. São eles a grande marca distintiva desta instituição, pelos valores, pela capacidade de sacrifício e pelo esforço, colocados em tudo o que lhes é proposto.

Ler mais

Possui atualmente mais de três milhares de associados, embora alguns sem a sua situação completamente regularizada em termos estatutários. Uma das Instituições pioneiras ao nível associativo, dedicada fundamentalmente a valências educativas, tem procurado, desde a sua fundação, dar resposta à necessidade de cobertura da escolaridade obrigatória, razão primeira da sua existência. Como instituição tradicional e de prestígio na Parede, dos seus órgãos sociais fazem parte, normalmente, figuras prestigiadas localmente, e/ou Pais e Encarregados de Educação dos Alunos, que asseguram a responsabilização direta da Sociedade Civil pela educação e formação dos jovens que nela estudam, cumprindo e melhorando o cumprimento do legado de muitas décadas de diretores, sócios e ex-alunos, e que se define fundamentalmente pelo corpo de preocupações sociais e pedagógicas que levaram o grupo de fundadores a tomar a iniciativa da sua criação: igualdade de oportunidades, ensino rigoroso e de qualidade, valorização do mérito.

Tem demonstrado também, pelo sucesso que representa o seu modelo associativo e de gestão, que é possível mobilizar as pessoas para, de forma desinteressada e livre, disponibilizarem algum do seu tempo na defesa dos valores em que acreditam.

A Associação foi considerada em 1942 Instituição de Beneficência, em 1981 Instituição Particular de Solidariedade Social e em 11 de setembro de 2017 foi-lhe atribuída por Sua Excelência o Presidente da República, a Ordem de Instrução Pública.

Dos seus projetos mais relevantes destacamos o Xadrez na 31, xadrez obrigatório para todos os alunos do Ensino Básico assim como Classe competitiva e federada; Janus na 31, atividades, sobretudo de robótica e que se alargarão para outras formas do conhecimento científico com parceiros interessados e disponíveis, assim esteja concluído o processo das novas instalações; Ginástica na 31, classe de ginástica da Associação Escola, na qual participam todas/os alunos que revelem disponibilidade e vontade para evoluir e competir no desporto escolar; Teatro na 31, atividade que proporciona aos alunos conhecimento e prática sobre o teatro; projetos ligados a disciplinas curriculares como a matemática, o português e as ciências experimentais como a física e a química – Feira das Ciências.

Iniciou este ano de 2019 como pedra fundamental de toda a atividade, assim como base para articular o seu associativismo jurídico com a sua obrigação social e fundante, o Projeto de Responsabilidade Social, que articula voluntariado e solidariedade, com boas práticas no desporto, na defesa do ambiente, na comunicação com o exterior, na escolha e na disponibilidade de participação com os seus parceiros, na ligação aos seus antigos alunos, assim como em propostas inovadoras para os seus associados, alunos e trabalhadores. Está já online e com acesso no Facebook – Grupo Escola 31 de Janeiro – a onda 31, experiência de rádio, assegurada por professores e alunos.

Concluir- se- á em cerca de 3 ou 4 anos, a construção das novas instalações.

Responsabilidade

social

Porquê?

ASSOCIAÇÃO ANTIGOS ALUNOS

DA ASSOCIAÇÃO ESCOLA 31 DE JANEIRO