Escola

DISCIPLINAS E ATIVIDADES

Web

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Proposta Escola 2 e 3 Ciclos

A Responsabilidade Social é um conceito emergente na nossa sociedade e cuja prática se revela, cada vez mais, como indispensável como forma de dar uma resposta eficaz para os diversos desafios sociais.

Sendo a Associação Escola 31 de Janeiro uma IPSS com larga tradição social desde a sua génese, é objetivo assumido da escola implementar no ano letivo de 2019/2020 uma política mais ativa e organizada de Responsabilidade Social, que envolva alunos, associados, colaboradores e toda a comunidade escolar, promovendo o associativismo e a promulgação dos valores altruístas e solidários que estão na génese do conceito de Responsabilidade Social

XADREZ

Disciplina Curricular e obrigatória a partir do Ensino Básico

O Xadrez na 31 é um projeto curricular de ensino de xadrez que tem como objetivo proporcionar uma prática desportiva saudável a todos os alunos. Na 31, os alunos tem a disciplina de xadrez do 1º até ao 9º ano, participando em torneios e tendo acesso ao Desporto escolar e Federado.

Ao mesmo tempo que praticam, os alunos usufruem das mais valias deste jogo maravilhoso e complexo, aumentando a sua concentração, treinando a capacidade de cálculo, reforçando a memória e, acima de tudo, divertem-se!

xadrez

PROJETOS

Descobrir a Ciência na 31 (2º, 3º e 4º anos)

Descobrir a Ciência na 31 está direcionado aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a partir do 2.º ano de escolaridade. Contempla atividades experimentais que visam um primeiro contacto com conceitos das áreas de Ciências Naturais e Físico-Química.

Mundo das Emoções

Este projeto de promoção de competências socio-emocionais visa dotar as crianças em idade escolar de competências sociais e emocionais de uma forma lúdica: Gestão de emoções; Comunicação e relações interpessoais; Empatia; Cooperação; Resiliência; Pensamento crítico.

A aquisição das mesmas são essenciais para alcançar o sucesso a nível pessoal, social e, mais tarde, profissional.

Amigos Improváveis

Este projeto tem como intuito criar um programa de tutores, no qual os alunos mais velhos se responsabilizam a apoiar os alunos mais novos, numa ótica de fomento do espírito de cooperação e de solidariedade, que a Escola quer fomentar junto dos seus jovens.

Os alunos do 5º e do 8º ano formarão equipas que, ao longo do ano, terão jogos e desafios para cumprir.

amigos improvaveis

Janus

O projeto Janus tem com objetivo incentivar as crianças à resolução de problemas através da construção de robots, programação e raciocínio lógico.
Os alunos participam anualmente num concurso nacional da First Lego League.

31 Solidária

Grupo dinamizado pela professora Maria João Palongo, sendo constituído por alunos do 3° ciclo que se voluntariam para promover e organizar iniciativas de cariz solidário, tendo já estabelecido parcerias com várias organizações, como por exemplo a CulturSol, a CrescerSer e o Centro Comunitário da Paróquia da Parede.

Onda 31

Neste clube de rádio, dinamizado pelos professores Filipe Taborda e Rafael Nunes, os alunos da escola aprendem e colocam em prática as diferentes tarefas que compõem uma emissão de rádio, tais como : sonoplastia, preparação e execução de entrevista, seleção de músicas e técnicas de expressão radiofónica.

Clube de Teatro

Fundado em 2014, o Clube de Teatro da 31 é dinamizado pelas professoras de Português Ana Cláudia Melo e Teresa Oliveira e pela professora de Educação Visual Vanda Friande.
A expressão dramática tem uma utilidade inquestionável no desenvolvimento harmonioso do indivíduo, assumindo-se como uma área transversal de integração e intervenção cívica e cultural, tanto no desenvolvimento e apropriação da língua portuguesa falada e escrita, como na expressão da criatividade artística e plástica.
Este projeto tem enriquecido a comunidade escolar e tem crescido com entusiasmo e dedicação.

Escola de Música 31

A Escola de Música 31 Janeiro tem como objetivo a formação de uma orquestra em 3 anos.

Neste espaço os alunos beneficiarão de aulas de formação musical e de instrumento, adaptadas às diferentes faixas etárias, através da formação de grupos de idade homogénea (ajustáveis), em regime extracurricular, utilizando como recurso numa fase inicial o instrumentário da escola, levando simultânea e gradualmente os alunos à experimentação e aprendizagem de instrumentos de orquestra sinfónica.

Neste espaço os alunos terão igualmente oportunidade de contactar com músicos profissionais, quer através de visitas à Fundação Calouste Gulbenkian, para visionamento de concertos e participação em ateliers e oficinas, como também recebendo vários tipos de agrupamentos musicais na escola (orquestras e bandas).

Ginástica na 31

O projeto Ginástica na 31 tem como público alvo os alunos da escola que se encontram entre o 3º e o 9º ano de escolaridade e que manifestam interesse e capacidades para as áreas gímnicas. Este projeto insere-se no âmbito do Desporto Escolar e abrange as áreas de ginástica de grupo e ginástica acrobática.

Projeto Matematiza-te

Este projeto, que envolve os professores titulares do 1o ciclo e as professoras de Matemática do 2o e 3o ciclos, tem como propósitos estimular o raciocínio, motivar os alunos para a abordagem e resolução de problemas de cariz lógico matemático, diferentes daqueles trabalhados nas aulas (Olimpíadas e Mini Olimpíadas da Matemática e Desafios na 31), envolvê-los num espírito de competição saudável e promover a desenvoltura do cálculo algébrico (concurso de Cálculo Mental).

EXTRACURRICULARES

Aprendizagem e reforço técnico

Responsável – Maria do Céu Sande – início a 25-09

15.45 IA IB IC IA IB
16.40 IC ID 1ºAno ID 1ºAno
17.35 2ºAno 3ºAno 2ºAno 3ºAno 4ºAno
18.25 2º e 3º Ciclos 4ºAno 2º e 3ºCiclos

Custo: Consultar Preçário e Regulamento e Preços

Iniciação e desenvolvimento técnico

Responsável -Ana Freitas – início a 24-09

16.30 Educação Pré Escolar Educação Pré Escolar
17.00 1º ao 6º anos 1º ao 6º anos

Custo: Consultar Preçário e Regulamento e Preços

Formação de uma orquestra em 3 anos

Responsável – Filipe Taborda – início a 30-09 – Formação de uma orquestra em 3 anos -Neste espaço os alunos beneficiarão de aulas de formação musical e de instrumento, adaptadas às diferentes faixas etárias, através da formação de grupos de idade homogénea (ajustáveis), em regime extracurricular, utilizando como recurso, numa fase inicial, o instrumentário da escola, levando simultânea e gradualmente os alunos à experimentação e aprendizagem de instrumentos de orquestra sinfónica.

Neste espaço os alunos terão igualmente oportunidade de contactar com músicos profissionais, quer através de visitas à Fundação Calouste Gulbenkian, para visionamento de concertos e participação em ateliers e oficinas, como também recebendo vários tipos de agrupamentos musicais na escola (orquestras e bandas).

16.15 1ºCiclo 4/5 anos 1ºCiclo 4/5 anos
17.05 2/3 Ciclos 2/3 Ciclos

Custo: Consultar Preçário e Regulamento e Preços – pode reduzir-se a frequência 1Xsemana

Aprofundamento de conhecimentos conforme o nível etário

Responsável – Gonçalo Doroana

16 1º Ciclo 1º Ciclo
16.45 2º e 3º Ciclos 2º e 3º Ciclos

Custo: Consultar Preçário e Regulamento e Preços

Técnicas – Produção – Aprendizagem

Responsável – Isabel Cortes – início a 30-09

15.45 Educação Pré Escolar Educação Pré Escolar
16.35 1º,2º,3º Ciclos 1º,2º,3º Ciclos

Custo: Consultar Preçário e Regulamento e Preços – pode reduzir-se a frequência 1Xsemana

Jogo – Diversão – Aprendizagem – Competição

Responsável – Escolinhas do Figo

16.45 Educação Pré Escolar Educação Pré Escolar
17.30 4º,5º e 6º anos 1º,2º e 3º anos
16.45 1º,2º e 3º anos
17.45 4º, 5º e 6º anos

Custo: Consultar Preçário e Regulamento e Preços – pode reduzir-se a frequência 1Xsemana

——————————————————————————————————————————