A Escola 31 de Janeiro realizou, de 27 a 30 de Março, o 1º AQUI HÁ GATRUM! (Festival de Teatro Escolar).

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, O AQUI HÁ GATRUM! pretendeu festejar o Teatro como um meio único de vivência escolar.

Organizado pelo GATRUM (Grupo de Amadores de Teatro da 31), grupo de teatro que se formou este ano letivo (constituído por encarregados de educação e alunos de diversos graus de ensino da escola), elaborou-se  uma programação com atividades para todo os graus de ensino, envolvendo educadores, professores e profissionais nas diversas áreas artísticas. Nesta semana, houve espetáculos e performances de Fantoches, Teatros de Sombras, Teatro de Palco, aulas abertas e Ateliers de Formação.

No dia 27 de março tivemos o espetáculo “Teatro do Mafarrico” (fantoches) e o Atelier de Expressão Dramática “O Monstro das Emoções”. No dia 28, tivemos o espetáculo de teatro sombras “Sombras e Sons” e o espetáculo “Talvez seja um Elefante”. A 29 de março aconteceu o espetáculo “O Sultão e os Ratos” (fantoches) e a estreia do GATRUM! (Grupo de Amadores de Teatro da 31!) com a peça “Que Circo de Banda!”; assim as “Conversas sobre Teatro”, com a presença da atriz profissional Cláudia Jardim. Por fim, no dia 30, encerramos o Festival com a atuação do Grupo de Teatro ON AIR, da Associação Dramática 1º de Maio de Tires, apresentando o vicentino “Auto da Barca do Inferno”

O pano fechou por agora e, durante uma semana, o Teatro foi, efetivamente, uma Festa do teatro escolar. Que esta Festa continue e que se volte a abrir no próximo ano letivo e que a escola suba novamente ao palco!

Paulo A. Jorge / Encenador do GATRUM!, Coordenador do AQUI HÁ GATRUM! (Festival de Teatro Escolar)

Siga a Escola em: