A Cidade de Lisboa no final da Idade Média era muito diferente da atual. Por isso, os nossos alunos do 7º ano foram visitá-la com “olhos de ver” e foram guiados num passeio pela cidade, descobrindo ou redescobrindo as memórias os vestígios arquitetónicos dessa época longínqua.

A nossa viagem começou junto às portas de Santa Catarina (atualmente conhecemos esse espaço, como sendo o Largo de Camões) no alto do Chiado. Estivemos no largo do Carmo, em frente ao Convento do Carmo, onde Nuno Alvares Pereira passou os seus últimos dias, depois de uma vida cheia de aventuras militares ao serviço de D. João I, o mestre de Avis. De seguida, descermos à baixa, onde terá sido a judiaria de Lisboa. Finalizamos a nossa viagem junto ao Castelo de São Jorge.

Neste percurso histórico os alunos ficaram conhecer os lugares onde se desenrolaram os episódios mais significativos da crise de sucessão ao trono após a morte de D. Fernando, o cerco de Lisboa, pelas tropas castelhanas (1384) e ainda um pouco da história dos grupos sociais, nomeadamente a importância da burguesia de Lisboa, na afirmação de uma nova geração de governantes conhecida como a Inclita geração. 

Siga a Escola em: