A Associação Escola 31 de Janeiro deseja a todos um Natal muito feliz e com muita Saúde, assim como um excelente ano de 2022, pródigo em boas notícias e êxitos para todos, especialmente para as nossas queridas e para os nossos queridos alunos.

Hoje terminou o primeiro período deste ano letivo. Correspondemos, no essencial, ao que nos tínhamos proposto: escola com aulas presenciais (salvo raras exceções, acontecidas nas turmas dos alunos sem barreira vacinal), atividades extra, prolongamentos, salas de estudo e horários como no período pré-pandemia.

Chegámos ao fim com estes objetivos conseguidos e isso é muito importante para nós e sobretudo para as nossas crianças e jovens. Sabemos que os nossos alunos estão cansados de ter de respeitar as normas de higiene e segurança em vigor. É normal, ja lá vão 2 anos (!) de pandemia. No entanto, pela defesa da saúde de toda a comunidade escolar é fundamental que as regras continuem a ser cumpridas, sendo para isso fundamental o apoio das famílias, essencialmente no diálogo e conversa com os seus educandos, explicando que tudo isto é provisório e o porquê de ter de ser assim. As famílias são o lado mais importante da parceria que constroem connosco: porque educam nos seus valores, porque reforçam em casa o que trabalhamos na escola, porque explicam a bondade do que solicitamos e porque, e sobretudo, estão atentas e sabem dizer “não” a todos os riscos, comportamentos e posturas menos boas dos seus educandos. A todos os pais que tem ajudado a escola a cumprir o seu papel, o nosso muito obrigado.

As aulas decorreram com normalidade, sendo de prever resultados muito satisfatórios em todos os grupos e turmas. A avaliação final deverá confirmar esta previsão, porque o esforço de todos o merece. O PAEE, com as notas dos alunos abre entre o dia 22 e 27 de dezembro, fechando depois na manhã de 27 para cada professor lançar a vertente descritiva e mais completa da avaliação de cada um dos seus alunos. O portal reabrirá a 5 de janeiro com todos os elementos avaliativos disponíveis;

No entanto, compele-nos alertar que, por vezes, o comportamento não corresponde àquele que a 31 entende que os seus alunos devem ter em sala de aula. E temos notado que algumas famílias tendem a desvalorizar os recados dos professores quantos aos comportamentos e atitudes dos seus educandos, desde que estes obtenham boas notas. É importante que seja entendido o prejuízo causado a todos, e principalmente ao próprio aluno, sempre que as suas atitudes são as menos corretas e esse comportamento não é devidamente apontado e corrigido. E na 31 de Janeiro não queremos apenas alunos com grandes notas; queremos, sobretudo, ajudar no processo educativo que ajude a tornar os nossos alunos em cidadãos ativos, conscienciosos, responsáveis, empáticos e solidários, cientes dos seus deveres e direitos. Preparar um aluno para o futuro não envolve apenas a sua dimensão académica, mas também a dimensão humana. É esse o nosso dever enquanto Escola.

A escola encerrará entre 3 e 7 de janeiro (inclusive) conforme determinação do ME. O segundo período começa a 10 de janeiro. Os alunos serão durante esta semana (3 a 7 de janeiro) contactados, via zoom, pela educadora, professora titular do 1º ciclo ou DT. Poderá haver outros professores que queiram contactar com os alunos e os convidem para sessões zoom.

Aproveitem esta semana para recolhimento e preparação de um segundo período, que será longo e terá apenas um dia de interrupção letiva no Carnaval, dia 1 de março. As férias da Páscoa serão entre 11 e 18 de abril, recomeçando o terceiro período a 19 de abril. Pode consultar o calendário escolar completo em:

Mais informamos que já temos a relação dos alunos que ficarão na escola durante as férias. Foi com base nos números que nos foram fornecidos que construímos os procedimentos para estas férias, pelo que a partir de agora só em situações de urgência das famílias poderemos receber mais alunos. Relembro que o prazo que demos foi muito longo e, mesmo assim, já aceitámos alunos para além desse prazo.

Bom natal para todos!