Caros associados, EE e restante comunidade escolar:

Venho por este meio trazer uma mensagem de confiança muito simples: se todos respeitarmos as mais elementares regras de segurança expostas no Manual de Procedimentos para a Covid, tudo correrá bem.

Em primeiro lugar, agradecemos a todos pelo cuidado e cumprimento estrito das regras. Assim queremos que continue, pelo que solicitamos que falem com os vossos filhos e os incentivem a respeitar as regras de proteção em vigor, nomeadamente a lavagem e desinfeção das mãos; frequentar apenas o seu espaço em recreio (bolha); uso de máscara no interior da escola (obrigatório a partir dos 10 anos), possibilidade de a retirar no recreio desde que a distância de segurança com os colegas seja respeitada, etc.

Relembramos que os encarregados de educação devem ser os primeiros a dar o exemplo aos mais novos, começando por manter a distância e utilizarem a máscara sempre que vêm buscar os seus educandos. Relembramos também que as crianças que se queixem de sintomas relacionados com a covid, só pode regressar à escola com documento médico que a autorize. As faltas dadas até que isso aconteça serão sempre justificadas e, em caso de falta a avaliações, haverá sempre solução alternativa que não prejudicará o aluno ou a aluna. Logo de manhã e em casa, criança ou jovem com queixas não devem ser enviadas para a escola e não lhes devem ser administrados medicamentos que apenas escondem sintomas.

Só assim estaremos seguros de ir prevenindo a disseminação da(s) doença(s) infeciosa(s).

Este ano não estamos na situação do ano passado, pois todos os nossos adultos estão vacinados, assim como mais de 90% dos alunos de mais de 12 anos.

Vamos ultrapassar esta situação e seguir em frente, protegendo-nos e protegendo os mais novos de contactos de risco, procurando não os expor sem necessidade . Um esforço agora salvará o ano letivo, pois seria terrível para a aprendizagem destas crianças e jovens mais um período de confinamento. Cabe-nos a nós a responsabilidade de o impedir!

Vitor Rodrigues, diretor pedagógico