Campanha de Sensibilização

No passado dia 13 de abril, parte das turmas do terceiro ciclo (as turmas em falta participarão nesta atividade no próximo dia 20 de abril) estiveram presentes na nova campanha promovida pela Cascais Jovem.

Inspirada no videojogo Among Us, a campanha foi batizada como “O Vírus é o Impostor” e aborda temas pertinentes, através de atividades dinâmicas, tais como: os perigos da Internet, o vício dos videojogos e respetivo impacto do gaming na saúde mental e o cyberbullying. Em todas estas temáticas foi feita uma ligação à situação pandémica que vivemos, de forma a sensibilizar os alunos para os cuidados preventivos para combater o Covid-19.

Assim, através de jogos, foi aferido se os alunos tem comportamentos corretos no seu dia-a-dia, sendo propostos diversos compromissos para todos, para que optem por um estilo de vida mais saudável, quer para a saúde mental, quer para o bem-estar físico.

A situação de pandemia da COVID-19 afeta-nos a todos, colocando-nos perante novas exigências e desafios, que implicam a capacidade de nos adaptarmos e de mudarmos o nosso comportamento no dia-a-dia. Acima de tudo é importante estarmos atentos e cuidarmos da saúde e do bem-estar de todos.

No entanto, estas medidas não passam apenas pelo cumprimento das recomendações da Direção-Geral de Saúde de combate à infeção por Coronavírus, mas também pelo estar alerta para eventuais externalidades provocadas pela pandemia, como é o caso dos sinais de dependência da Internet e dos videojogos em crianças e jovens e também das ocorrências de cyberbullying nestes meios.

Numa sessão ao ar livre, os alunos participaram com entusiasmo, reconhecendo alguns excessos no que toca a tempo passado a jogar e, na sua grande maioria, demonstraram responsabilidade e civismo no âmbito do Covid-19