110 anos de História

A 31 de Janeiro de 1911, um grupo de Republicanos da Parede e Cascais, preocupados com os baixos níveis de instrução da população, resolve fundar uma Escola que possa instruir a população local e combater o flagelo do analfabetismo. Nascia assim a Escola 31 de Janeiro, cujos 110 anos de existência festejamos neste domingo.

Não é qualquer instituição que atinge a bonita marca de 110 anos de existência. A celebração não poderá ser feita nos moldes que gostaríamos e que a escola merecia, mas estamos certos de que, em breve, iremos festejar este aniversário da nossa escola.

Naturalmente, na celebração desta efeméride tão bonita não podemos deixar de agradecer a todos aqueles que, ao longo dos últimos 110 anos, deram de si e do seu tempo para transformar a nossa Associação naquilo que é hoje. Sem eles, a Associação Escola 31 de Janeiro não seria a entidade que é hoje.

Agradecemos por isso, a todas as Direções e corpos sociais, colaboradores e instituições parceiras que trabalham e que já passaram pela 31, pelo trabalho desenvolvido e dedicação abnegada para com esta causa. Neste período particularmente delicado que todos vivemos, não podemos deixar de fazer um agradecimento com especial carinho aos nossos colaboradores, que sabemos que “vestem a camisola da 31” e que são decisivos para garantir que o principal objetivo da Associação Escola 31 de Janeiro se manterá sempre: garantir aos seus alunos um ensino de qualidade, exigente e cívico, ajudando a formar cidadãos mais conscientes, informados e solidários.

Por último, um agradecimento muito sentido a todos os nossos alunos, associados e encarregados de educação, pois são eles a razão de existir 31. Obrigado pela confiança que depositam na Escola e no seu método de ensino. Tudo faremos para ser merecedores dessa confiança.

Despedimo-nos com um grande e sentido “Parabéns 31!”, com a certeza de que o 111º aniversário da nossa escola será festejado como nós gostamos, ou seja, com os nossos alunos. Os atuais e os que já passaram pela nossa casa.