Caras e caros pais e encarregados de educação:

Foi ontem decidido pelo nosso Governo que as aulas presenciais vão continuar para todos os alunos. É bom para as crianças e para as famílias. Pode, no entanto, complicar e aumentar o risco, se não tivermos em atenção aquelas regras mínimas de que falámos nas reuniões online em julho de 2020 e que estão explanadas no Manual de Procedimentos – Covid 19 . Nesse sentido, gostaríamos de relembrar algumas das regras mais importantes, que tem de estar sempre na cabeça de toda a comunidade escolar:

1 – As crianças e jovens a partir do 5º ano estão obrigadas a usar máscara. Os alunos devem respeitar a etiqueta respiratória, não baixando a máscara para falar com os colegas. Agradecemos que os encarregados de educação vinquem bem este aspeto em casa.

2 – Em escola a vigilância é constante e vai, sobretudo neste período, aprofundar-se e ser mais rigorosa: assim, os alunos mais novos serão incentivados a ter  regras de distanciamento e a desinfetar as mãos (o que já parece estar interiorizado) respeitando os seus espaços bolha, de forma rigorosa. Os alunos mais velhos, além destas regras e do uso de máscara serão incentivados ao respeito pelo confinamento, pelo que deverão ir para casa mal as aulas acabem. Será de todo o interesse que ninguém continue em atividades fora da escola que cruzem com outros grupos, devendo interrompê-las, pelo menos durante este mês de dever de recolhimento;

3 -As famílias terão que ser muito cuidadosas com os contactos com outros núcleos familiares. Todos sabemos que nada substitui os contactos diretos, mas apelamos à responsabilidade e dever cívico de todos.

4 – Relembramos que os pais não devem mandar os seus filhos para a escola, caso os alunos ou alguém do seu núcleo familiar manifeste algum sintoma, seja ele qual for. Desta forma, protegemos os nossos e os filhos dos outros.

5 – Que ninguém se esqueça que estaremos confinados, logo o momento de trazer e levar os filhos da escola deve ser o mais afinado possível e podem concretizá-lo melhor com as educadoras, professoras e DTs. Ninguém poderá estar junto ao portão, devendo aguardar com a devida distância de segurança a saída do seu educando. Os pinos estão lá para que ninguém se aproxime do portão;

Aproveitamos também para informar que se realizou ontem a AG da Associação Escola 31 de Janeiro, na qual foi aprovado o Relatório de Atividades e Contas relativo a 2019, assim como o respetivo Parecer do Conselho Fiscal.

As atividades letivas e as atividades extra, continuarão. Em breve e face aos novos condicionalismos, daremos notícias quanto à natação, matrículas para 2021-22, contratos de apoio à família, etc.

Muito obrigado.