Faça companhia a partir de casa!

A Escola 31 de Janeiro e a Associação Mais Proximidade Melhor Vida (AMPMV) juntaram-se para o Projeto “De casa para casa”, no qual os alunos da escola foram desafiados a escreverem cartas para os utentes da Associação, ganhando assim um “avô/avó” para os tempos da pandemia! Até ao momento, o projeto conta com 30 alunos, desde a infantil até ao 9º ano de escolaridade e cerca de 25 idosos.

A AMPMV, parceira da escola com quem desenvolvemos um trabalho de sensibilização com os alunos sobre a temática do envelhecimento, lançou este importante projeto como forma de diminuir a solidão sentida nas pessoas idosas durante o período de confinamento e distanciamento social, promovendo em simultâneo o convívio intergeracional. . A ideia passa por estabelecer uma comunicação regular entre as crianças e jovens e os idosos através de carta enviada para o email do projeto. Posteriormente, cabe à equipa técnica da Associação Mais Proximidade Melhor Vida ler as mensagens das crianças aos idosos e convidar os mesmos a responder às cartas dos alunos.

No final, e quando as condições o permitirem, a Associação promoverá um encontro presencial entre as crianças e as pessoas idosas.

Este bonito projeto social e solidário já contou com a cobertura de alguns meios de comunicação, pelo que não poderiamos deixar de partilhar convosco as entrevistas e testemunhos dos nossos alunos, participantes neste projeto:

Artigo Jornal de Notícias (clique para ler) – foi entrevistado o nosso aluno do 9º B, o Carlos Diniz, que falou sobre a sua experiência de troca de mensagens com a sua “avó emprestada”.

Reportagem Antena 1 (clique para ouvir) – foi entrevistada a aluna Francisca Almeida, do 6º B.

Artigo Renascença (clique para ler)

Reportagem RTP (clique para ver; a partir do minuto 41) – foi entrevistada a aluna Emília Avó, do 4ºA.