
Os procedimentos preventivos da 31
No seguimento das medidas de prevenção aconselhadas pela DGS, a Associação Escola 31 de Janeiro vem por este meio comunicar à comunidade escolar os procedimentos preventivos que foram implementados:
- Os alunos devem assumir como obrigatório o espirro para o braço dobrado, sendo aconselhável um cuidado redobrado nas interações sociais (beijos, abraços, etc);
- Os alunos devem desinfetar as mãos com álcool à chegada e à saída da escola, devendo ainda lavar as mãos antes das refeições e no final dos intervalos;
- Qualquer aluno que manifeste sintomas idênticos aos referidos pela DGS é transferido para o gabinete médico, que funcionará como isolamento. De seguida, os colaboradores da Escola vão seguir escrupulosamente as instruções da DGS, contactando a família e o SNS 24 .
- Todas as auxiliares trabalham com luvas e desinfetam com regularidade e com o spray desinfectante tampos de mesas, puxadores de portas e outras superfícies tocadas com regularidade. Durante os intervalos, as janelas das salas de aula são abertas.
- Desaconselha-se a entrada de pais na escola, a não ser na secretaria e pelo menor tempo possível, devendo sempre passar as mãos pela solução alcalina.
Adenda – 12 de março de 2020
No seguimento dos últimos desenvolvimentos do caso do Covid-19 e das mais recentes conselhos da Autoridade da Saúde, a Associação Escola 31 de Janeiro vem por este meio comunicar aos seus alunos, associados e colaboradores as seguintes informações:
- 1- A Escola não pode encerrar a sua atividade sem a devida autorização da Autoridade da Saúde, pelo que essa decisão não cabe à Direção da Escola;
- 2- A Escola ativou em tempo útil o plano de contingência exigido pelas autoridades de saúde;
- 3- Relembramos que caso algum aluno apresente algum sintoma, não deve vir à escola, devendo o encarregado de educação ligar para o SNS 24. Alertamos para o facto de que não deve haver preocupação com testes e trabalhos: quando o aluno estiver restabelecido e sem perigo de contagiar os colegas, terá a oportunidade de retomar a sua atividade escolar. Nenhum aluno ficará prejudicado pelo tempo que faltar às aulas;
- 4- As aulas de natação estão suspensas até ao final das férias da Páscoa;
- 5- As visitas de estudo estão canceladas até nova ordem;
- 6- Solicitamos aos adultos que venham à escola buscar e trazer alunos que se limitem a permanecer em áreas exteriores;
- 7- Aconselha-se a todos os alunos, respetivas famílias e colaboradores da escola que evitem frequentar espaços e eventos suscetíveis de juntar aglomerados de pessoas, apelando à responsabilidade e civismo de todos. Caso haja alguma viagem e/ou evento recente participado por alunos, respetivas famílias e colaboradores da escola em ambiente potencialmente perigoso, segundo as normativas das autoridades de saúde, agradecemos que informem a escola, através das professoras, educadores e diretores de turma.
- Obviamente que esta informação é facultativa, no entanto permite gerir e perceber muito melhor potenciais situações de risco.
Muito obrigado pela vossa colaboração!