Desde a sua génese que a nossa escola tem pautado a sua ação e políticas pelos valores da solidariedade, entreajuda e cooperação, procurando ter sempre uma ação positiva e saudável na sociedade e na comunidade envolvente.

Nos últimos anos a Escola tem procurado incrementar o trabalho desenvolvido no âmbito social, procurando envolver os alunos e toda a comunidade escolar nestes projetos, sensibilizando-os para a sua importância e relevância social, já apresentando os seguintes projetos:

· Criação de grupo de alunos voluntários, que desenvolvem projetos de cooperação com os idosos do Centro Comunitário da Parede;

· Recolha e envio de material escolar para creches e escolas dos países PALOP;

· Envio diário de alimentos para o Centro Comunitário da Parede;

· Envio semanal de frutas e verduras para a Casa da Encosta (CrescerSer);

· Disponibilização das instalações da escola par eventos sociais e solidários (ex: Almoço África);

· Participação de toda a comunidade escolar em eventos pontuais de ajuda humanitária;

· Ações ambientais de reflorestação em zonas fustigadas por incêndios e limpezas de praia;

· Workshops de temas de elevada relevância, tais como: nutrição e alimentação saudável, igualdade de género e violência no namoro, sensibilização ambiental, entre outros.

Com o intuito de dar continuidade a este projeto, no ano letivo de 2019/2020 será implementada uma nova proposta formativa, que pressupõe a existência de aulas de Responsabilidade Social, para os alunos do 5º ao 9º ano. Estas sessões terão um carácter maioritariamente prático, sendo os conteúdos formativos transmitidos aos alunos, essencialmente, através de ações de envolvimento da comunidade escolar, trabalhos de grupo e ações no terreno.

Estas sessões abrangerão cinco grandes temáticas:

1. Voluntariado e Solidariedade Social

2. Sensibilização ambiental

3. Cultura e Artes

4. Educação Cívica e Direitos Humanos

Esperamos que esta nova proposta educativa seja do agrado dos associados e alunos e que auxilie a Associação Escola 31 de Janeiro a continuar a inovar e a procurar a excelência na educação e formação dos seus alunos.